2014

[ COMUNICADO DE IMPRENSA ]

[ descarregar ficheiro de víde, 21 MB mp4 ]   [ ver vídeo no Youtube ]

 

[ RÁDIO ESTRADA VIVA ]    [ POESIA DA MEMÓRIA ]

 Cartaz Nacional

WDOR14-A3-Pt-no bleed - FINAL-page-001


[ Descarregar cartaz A3 PDF ]

[ Descarregar folheto ]

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2014

 

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada celebra-se anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. É dedicado à memória dos muitos milhões de pessoas falecidas ou feridas em desastres de viação em todo o mundo. Presta também homenagem às equipas de emergência, à polícia e aos profissionais médicos que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade.

O Estado português ratificou a Resolução 60/5, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de Outubro 2005, que declara o Dia da Memória como “o reconhecimento apropriado para as vítimas de desastres de viação e suas famílias”.

Este ano, o mote do Dia da Memória evoca o terceiro pilar do Plano Global de Segurança Rodoviária 2011- 2020 – “Safer vehicles”. Para reduzir amanhã as mortes na estrada há que não apagar a memória das vítimas de ontem, nem descurar a segurança automóvel hoje. O excesso de velocidade é uma das principais causas da sinistralidade grave, causadora de mortos e feridos, daí que tecnologias que eliminem na origem ou controlem o excesso de velocidade permitirão veículos mais seguros – tanto para as pessoas no exterior como para os ocupantes.

A campanha nacional do Dia da Memória conta com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da Direcção-Geral da Saúde, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, e tem o patrocínio da Liberty Seguros.

A cerimónia central terá lugar em Coimbra, no dia 16 de Novembro, e está a ser organizada pela InOutCister em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Educação de Coimbra, em colaboração com a Estrada Viva.
Decorrerão ainda outras homenagens em Évora e Vila Real. Consulte os programas em baixo.

 

Programa de Coimbra

CartazHorizontal-Coimbra

[ cartaz vertical ] | [ cartaz horizontal ] | [ flyer ]


 Programa de Évora

_CartazDiaMemória14_600px

Vila_Real_brasão

 Programa de Vila Real

11h00 – Deposição de coroa de flores e vela no memorial em homenagem às vítimas do IP4


gas

Iniciativa GAS em Viseu

[ Folheto ]

1. Colocação de silhuetas no separador central da Av. 25 de Abril, no troço junto da fonte luminosa e 4 “famílias” (2 silhuetas adultas e 1 criança) a circundar esta fonte.

2. Balões pretos e brancos com iluminação fixos nas silhuetas.

3. Tarja (colocada na parte lateral da Praça da República, nas traseiras do café) de frente para a Av 25 de Abril) que identifique a iniciativa.

4. Folhetos informativos a divulgar via eletrónica e/ou suporte papel

5. Nota de imprensa a divulgar dia 12/11 para a comunicação social


WDR     ngos     fevr_logo_h50     decade